Aton
O sol resplandecente de cada manhã
Aton foi a entidade escolhida por Akhenaton para tornar-se o deus único em seu reinado. Não sabemos se Aton já fazia parte do antigo panteão, sendo ele um deus secundário e sem importância. Mas no reinado de Akhenaton tomou uma importância tão grande que até mesmo Amon fazia-lhe oferendas.
Não é difícil definir Aton, ele é o criador de tudo o que existe e assim como cria, ele tira vida. Em outras palavras, Aton é Deus, no sentido ocidental desta palavra.
"A aparição de Aton desencadeia uma alegria que inunda os corações. A terra vive uma festa luminosa. Aclamações soltam-se dos peitos para reconhecer Aton como rei.
O culto de Aton alimenta-se dessa alegria que saúda a beleza da criação talhada pelo divino. Aton afasta a noite e a morte. Canta o que vive, o que se move, tudo que encarna dinamismo do ser, quer se trate de comer, respirar, brincar ou amar." (Nefertiti e Akhenaton- O casal Solar)
Akhenaton era considerado o filho de Aton. Akhenaton era o único que conhecia e mantinha contato com ele. O único que podia fazer a grande oferenda no templo. A população em geral não venerava diretamente a divindade, Aton, mas venerava a imagem do faraó seu filho, sangue do seu sangue. Por isso, no templo existiam milhares de estátuas de Akhenaton.
Aton era pai e mãe ao mesmo tempo, era o criador de tudo. Por isso, Akhenaton não representava,sozinho, seu pai na terra. Junto com Nefertiti, que representava a parte feminina do deus, o casal solar comandava os cultos. No templo também haviam estátuas da rainha.