"-O TAO,ou Dao,é
o caminho".
"-O caminho que pode ser seguido não é o caminho perfeito";
"-O nome que é dito não é o nome do eterno".
"-No princípio está o que não tem nome".
"-O que tem nome é a mãe de todas as coisas".
"-Para passarmos a observar seus segredos, devemos seguir a natureza e
permanecer sem desejos,todavia se em nós, habita o desejo, a unica coisa que
podemos contemplar é a sua forma externa".
Tao Te Ching.(Lao-tsé)
-" O TAO é o imaculado. Não é somente a casca que envolve e protege e
sim a essência oculta".
-Esses dois estados existentes, um físico e outro metafísico, sempre estarão
inseparáveis na mãe natureza.
Diferentes unicamente em nome, únicos e integrados são considerados como mistérios!
Mistério além dos mistérios, além do místico.
-O portal "Tang" conduz àquilo que é sutil e que emana da via para o
recôndito segredo de todas as essências.
O TAO da paz interior
Os antigos taoístas apreciavam o Tao porque através dele podiam
encontrar um mundo de paz. Ao meditar sobre o Tao e observar a natureza eles se
esqueciam do mundo de guerras e violência.Aplacavam a ansiedade que coexistia
naqueles tempos difíceis.
"Uma pequena semente pode germinar e gerar uma árvore cuja a copa não se
pode alcançar".
"-Um punhado de terra adicinado a argamassa pode ajudar a elevar um prédio
tão alto quanto qualquer edifício".
"-Uma viagem de mil milhas pode se iniciar apenas com um primeiro
passo".
Introdução
Na China antiga,há
referênciade de um Deus supremo, onipotente, onipresente que pudesse congregar
a via para vida plena,"o caminho da retidão".
Era denominado "o Tao" para os monges Taoístas.
O Tao era considerado a expressão máxima da divindade e da referência no
universo para o povo chinês.
Apesar da vida moderna, o pensamento que se consolidou como "o
Caminho" ou o "Tao", parece perfeitamente incorporado na cultura
da China até os dias de hoje.
Apesar das grandes transformações porque passou a China, através dos séculos
e especialmente depois da revolução comunista,a reverência ao Tao, apesar de
um pouco diluida pela implantação da ideologia Marxista/Maoísta,continua a
ser cultuada nos templos antigos onde se desenvolveram o pensamento e a busca
pela alquimia interior.
O Tao Te Ching, a obra manuscrita pelo arquivista Lao-Tsé, é uma espécie de
visão cristalisada que antecipa a realidade dos tempos antigos e se predispõe
à análise de "ver o pequeno e enxergar o grande". Através do grande
ver o pequeno".
Essa visão taoista dualista se tornou um princípio estigmatizado no inicio dos
tempos da cultura oriental na China.
Essa é uma fase do princípio que ilustra o pensamento místico daquela época.
Quando se pensa no universo, pela lógica e pela racionalidade, pensamos
no Cosmo que é nada mais e nada menos do que uma manifestação do próprio
universo "deificado", ou seja, o universo de Deus.
Nos tempos antigos a referência de Deus, o onipotente, comunga com o Tao. O Tao
na ótica menos imaculada é o próprio Deus e ele é o próprio Tao.
Para os taoístas, o símbolo do Wu Chi, figura que se baseia no símbolo do
circulo vazio, é o Tao latente, ou seja, a representação do céu, o vazio
igual ao zero absoluto.
No símbolo do Tai Chi, a configuração do Yin e do Yang, representa o Tao
manifestado, "um céu que representa o pai celestial" e a terra, a
"mãe" natureza compondo a unidade, ou seja, o uno.
O símbolo do Tao- a composição entre Yin/Yang
O símbolo
Yin/Yang, juntos e aceito pelo ocidente como uma característica binária,de
significados diferente entre eles, diverge inteiramente do pensamento que reside
na ótica do oriente que não o interpreta como algo separado,como conflito e
nem como oposição.
É essêncialmente a composição da vida.
Ambos se complementam, um está contido no outro.
-A manifestação é sutil no símbolo que demonstra o todo pela parte e a parte
pelo todo.
-"O Tao a que me refiro,não é o verdadeiro.O Tao que eu digo ou que eu
menciono não é o verdadeiro Tao".(palavras do Mestre Liu Pai Lin.
O verdadeiro Tao jamais é profanado pelo pensamento ou pelas palavras, porque
é o Tao eterno.
O grande Tao está em toda a parte, acima, no centro, abaixo, à esquerda e à
direita,no oblíquo, no enviesado, na escuridão, na penumbra e na claridade.
O verdadeiro Tao está também envolto em brumas do passado histórico dos
antepassados da China, no mistério da essência
natural,que às vezes passa despercebido pelo homem comum que se esquece
de comungar com sua referência magna ou a sua peculiar aparência de inexistência.
Todas as coisas dependem dele para existir. Mesmo esquecido, ele não nos
abandona jamais.
O Tao, representado pelo ideograma "Fan", é precedido pela lei
universal que o ideograma "FA" representa.
O ideograma "Fa" significa lei, o caminho universal, o caminho do coração,o
caminho do fluxo das águas.
A meditação usada para organizar a vida, acalmar a mente e redirecionar a
energia Chi foi uma das formas das técnicas ascépticas que os chineses taoístas
encontraram para viver bem e melhor.
Os chineses taoístas criaram um termo para a meditação na; "sentar na
calma e pacificar a mente".
A meditação é uma forma de treinamento interno para abrandar o ego e acalmar
a mente e o corpo.
Existe um termo que significa "Xin Tao".Se traduzido ao pé da
letra,esse termo significaria primordialmente,o "caminho do coração".
Uma forma de comungar a essência Jing, Chen (mente) e a energia Chi da natureza
interna com a natureza em nossa volta.O Chi pode ser visto no fluxo da água
porque a água representa a vida. Quando somos gerados, ficamos envoltos no líquido
amniótico e durante alguma tempo vivemos mergulhados nessa água.Na medicina
chinesa o rim é o primeiro órgão a se formar no feto. É ele que dá a essência
Jing e a enrgia Chi para criar a estrutura óssea.
Paralelamente ao
Taoísmo, no Budismo a água é representada pelo ideograma "Kan", que
significa o Tao da água, o fluir,o ir e vir, o acompanhar do fluxo da circulação
energética.
O bambu, elemento madeira na medicina chinesa, tem uma representação
significativa no Budismo quando vemos o fluir de acordo com o movimento
influenciado pelo vento.
Sabemos pela lei da física e na matemática "Aristotélica" que o
vento nada mais é do que uma variação nas condições de temperatura e pressão
atmosférica e o fenômeno "vento" é um deslocamento de ar. É o ar
em movimento.
Esse movimento do ar observado dava aos taoístas a certeza de que
o ar existe, não somente pela constatação de que respiramos, mas também,
pela sensação de um fluxo de deslocamento.
O bambu por exemplo, pode ser representado pelo elemento de transformação e
reciclagem.ão dos conceitos e pensamentos que elaboraram a priori uma filosofia
no oriente:
No caso do
oriente o conhecimento dos conceitos básicos da fisiopatologia chinesa é
virtualmente diferente do conhecimento científico das disciplinas ocidentais
que tratam do corpo.
O conhecimento do oriente se deu através de disciplinas taoístas invocadas
pelos mestres que passaram a compilar dados e estudos sobre a Medicina
Tradicional Chinesa, que abarca o envolvimento de estudos de um aprendizado de
meditação e observação do movimento do corpo movido pela energia Chi.
Tanto na meditação como nas formas que envolvem o trabalho com a energia, os
exercícios por exemplo do Tai Chi Chuan, foram baseados no desempenho e no
vigor dos animais observados pelo homem meditativo.
Os chineses antigos desenvolveram experiências com a respiração por concentração
e a circulação da energia que abunda no corpo humano.
O conceito do corpo e energia chinês é diferente do ocidente porque as descrições
fisiológicas se utilizam na prática de manifestações do
"tan-tien", do chamado de campo de cinabre, ou seja, energia
transformada para alimentar a energia psíquica e vice-versa.
Chi por exemplo,ou energia vital, não se refere a nenhuma entidade física que
possa ser dectada ou medida com instrumentos científicos.
A energia Chi, é uma substância invariavelmente invisível que somente pode
ser sentida no interior do corpo.
Algumas pessoas podem sentir essa energia também em volta do corpo. Com o tempo
e com a prática do gestual do Tai Chi é possível sentir a energia circulando
pelo nosso corpo
O mais difícil é controlar essa energia.
O universo
Na
concepção taoísta não se imagina a dimensão do universo e
como eles. Nós ocidentais tangemos o universo com a mente lógica, com
parâmetros matemáticos e físicos na teoria da ciência grega.
O Tao não se manifesta pelo tangível e intelectual.
Ele, o Tao, escapa a toda compreensão da mente humana quando tentamos codificá-lo
ou dimensiona-lo.
A teoria autocrática do onipotente é uma visão dos mestres Taoístas
transcrita para o mundo contemporâneo sobre a conceituação do “TAO”, o
“Ser supremo”.
No entendimento do pensamento taoísta, o TAO é capaz de aliar a sua própria
autocriação ao seu próprio desenrolar através da história dos tempos
antigos, bem antes do Budismo na Ásia e também da era Cristã.
As manifestações do Tao se dão por caminhos simples, por acontecimentos
inerentes a um processo de vida interminável que se afigura na transmutação
do universo.
Os chineses
compreenderam muito cedo a realidade do razoável e do imponderável pelo
processo empírico da observação.
Através da história do “Império do Centro”, na China, fatos descobertos,
relatos de viajantes, manuscritos encontrados e pesquisados ao longo do século
XX, perceberam-se a afirmação da existência do Divino pelos antigos chineses.
Com o desenvolvimento de um pensamento quase filosofico,de uma religião hermética
e da tradicional medicina chinesa, além de técnicas gestuais, os taoístas
tinham por objetivo representar a integração e a confirmação do homem como
parte do grande do Onipotente universal, ou seja, o TAO.
Algumas religiões
das sociedades mais antigas e ainda hoje em algumas das sociedades modernas,
procuram uma compreensão do Divino.
Essas religiões são de forma em geral encaradas por um modo fatalista de ser.
Elas pregam naturalmente o desinteresse pela relação do homem com a natureza
considerando que é de menor importância.
O que importa para alguns na realidade é o patrimônio auferido pelo devoto, as
doações e dízimos feitos de acordo com o saldo bancário de cada devoto.
Doando ao sacerdote, abrir-se-a um caminho para Deus.
Mas o que é a
verdadeira integração com Deus e a natureza, se podemos pressupor que a
benevolência de Deus e as suas dimensões são incomensuráveis?
Na verdade o que acontece com essas religiões é que Deus, o ser supremo e
absoluto, é colocado num conceito antropomórfico, num conceito pessoal,
interpretado a gosto de quem prega e quem aceita a palavra divina de pessoas que
se dizem tomadas pela energia do espírito santo, no caso das entidades do
evangelismo cristão.
Esses conceitos na totalidade tornaram-se parâmetros para os adeptos que não vêem
que a conceituação está dissociada e separada do Cosmos, o próprio"Deus",
criador do incomensurável.
No extremo oriente a ideia é de que Deus está contido no universo já que ele
é o criador e a criatura magna.
Essa concepção norteou a vida religiosa dos taoístas que intuíram a existência
de uma força maior que se denominou Tao.
No princípio dos tempos, os chineses buscavam referências para conceituações
a partir da observação da natureza.
"-Deus está na natureza que cerca o homem".
"Deus está no homem e o grande Tao está na criação divina".
"O Tao é yang em relação ao homem"
"O homem e a mulher são considerados Yin em relação ao Tao".
O imperador Fu Shi e o I Ching
O
imperador “Fu Shi”, inicialmente baseou os seus estudos da cosmo gênese
pela observação da carapaça de uma tartaruga.
Através desse animal longevo,Fu Shi elaborou um oráculo,
o “I Ching”, uma obra de caráter cosmogênico que aborda a personificação
na profunda relação instantânea entre o ser humano, o Cosmos e com o
“Ser” supremo.
Quando o consultamos e quando o estudamos, temos a sensação de que falamos com
um ente superior.
Essa consulta
indica que o homem daquela época já buscava respostas do firmamento para
atender seus anseios quanto sua existência.
A tradição chinesa do “I Ching” foi intuída por Fu Si e que tinha a
característica na observação empírica das oito trigramas, sistema comum para
a formulação de presságios ou acontecimentos que ainda estão por ocorrer,
sistema comum na época a 5.000 a/c.
Alguns historiadores afirmam que o sistema de traços interrompidos e contínuos
foram os primeiros indícios para a formação da escrita, embora haja dúvidas
sobre a veracidade desse acontecimento.
A combinação dessas trigramas em hexagramas formula numa combinação do
acontecimento que esta por vir a ser ou que está acontecendo.
Essa combinação no I Ching revela 64 hexagramas básicos que podem ser 108 e
assim por diante.
Uma refeência ao I Ching durante a segunda guerra Mundial
Há um relato
muito curioso que informa que durante a segunda guerra mundial no pacífico
durante o conflito entre o Japão e EUA,no ataque a base americana de Pearl
Harboor, o I Ching foi consultado pelo vice-almirante da frota japonesa no pacífico.
Na consulta ao oráculo “I Ching”, o contra-almirante recebeu informes pela
consulta do “I Ching” que as consequências depois do ataque seriam
desastrosas para o Japão e para o povo japonês.
O
almirante não quis ouvir sobre o oráculo, o "I Ching”, e ordenou
imediatamente o ataque o que acabou
resultando numa guerra prolongada e terrível e que revelaria o uso das bombas
atômicas que em Hiroshima e
Nagazaque.
No ocidente foi traduzido o I Ching por Richard Wilhelm cujo prefácio foi
escrito por Carl Gustav Jung e que contribuiu para a sua divulgação.
A virtude,é um ideograma chamado "Te".
"A
verdadeira virtude se coloca quando há o desapego".
A virtude é algo superior por si própria, sublime e desinteressada das coisas
palpáveis e materiais.
Espontânea, surge naturalmente como uma dádiva divina.
Por maior que possa parecer, representa uma gota no oceano.
A virtude superior não se vangloria.
Nada do que pode modificá-la transforma a vida do virtuoso no cotidiano.
Os monges Taoístas tornaram-se virtuosos por despertarem um apurado meio de
sentir através de suas práticas meditativas.
Valores transcenderam mundos paralelos, novos horizontes se abriram e o Taoísmo
foi se modificando do místico para a prática de estudo incessante, de buscas
para compreender, sentir e compartilhar da proximidade com o intuitivo e o
natural.
A busca pela cura, ao longo dos séculos através da medicina chinesa, descobriu
uma variedade de patologias advindas da própria natureza, principalmente do
homem e do meio ambiente.
A prática da meditação como forma de se chegar a divindade
A prática da
meditação na calma, sentar na calma, na postura de Seiza ou Zazen,
tradicionalmente de joelhos, ou na forma sentada com as pernas curzadas,pode ser
uma forma de exprimir um sentimento de tranquilidade a muitos discípulos que
podem até orar silenciosamente durante o ato.
-"O silêncio é uma forma de contemplar a natureza do homem em comunhão
com a mãe natureza".
"-Uma meditação em silêncio também pode expressar uma forma de oração".
"-Um canal de vínculo com o onipotente pode estabelecer essa ligação".
A prática da meditação em pé
A prática da
meditação em movimento abre um portal para a saúde e para a longevidade.
Na concepção taoísta, o homem ao praticar a meditação em movimento terá a
ligação com o céu e a terra junto ao seu gestual.
Essa tríade - céu, homem e terra nos tornam grande quando praticamos com
ardor,com grande concentração e devoção.
A autocura do
corpo, da alma e do espírito se sente pelas informações que o próprio
meditador adquire e se conscientiza após a prática.
Aparentemente, forças invisíveis lhe envolverão ajudando a instalar o céu
com força da captação energética e a dispersão de fluidos negativos através
de pontos sensíveis do seu corpo e sua energia vital.
Através do trabalho interno “Nei Kung” e do alimento do “campo de
Cinabre”, onde se situa o "Tan-Tien”, ponto de transformação, nos
tornamos restauradores de nossa saúde e paz.
Os dez princípios fundamentais da prática do Tao do corpo em movimento no Tai Chi Chuan.
1) O equiibrio de
Shen-cabeça em equilíbrio e mente tranquila.A forma da mente sem nenhum
pensamento aberrante.
2) O tórax recolhido e a respiração abdominal- exercitar o C"hi.
3) Ombro e cotovelos relaxados e para baixo.
4) Movimentos gerados a partir do tantien ( cintura e quadris soltos).
5) Contínua alternância entre cheio e vazio;
6) Sentimento e intenção e não o uso da força física.
7) O interior e o exterior em harmonia em sintonia.
8) Braços e pernas coordenados e sincronizados.
9) Movimentos fluidos e contínuos.
10)Quietude no movimento.
A lei do Tao
O homem segue a lei da terra
A
terra segue a lei do céu
O
Tao segue a sua própria lei.
Quando
buscamos o que o Tao nos oferece, as leis de transmutação do universo
colaboram para que tudo se equilibre entre as forças Yin e Yang.
Os verdadeiros mestres taoístas não se apegavam a coisas do mundo terreno, a não
ser a vida, pela observância da vida e para a manutenção da vida que
consideravam como a “quinta- essência”, o bem sublime do Tao.
Isso é uma forma de não profanar
o Tao.
A existência
Não
há palavras para exprimir o bem supremo da vida plena, da existência,complexa
da dádiva divina no universo.O ser e o vir a ser, além da vida é a maior dádiva
divina.
O tormento do ser se coloca quando tentamos interferir no processo natural do
“fluido vital”.
O Tao é o grande criador supremo universal de tudo que há no universo cósmico.
O homem sequer tem o poder de transformá-lo sem a autorização divina do Tao.
As consequências revelam-se devastadoras em todos os campos.
Os mestres por meio ininterrupta das práticas psicofísicas e de jogos
zoomorfos intuíram por uma sabedoria universalista que tornou o conhecimento
milenar a esse caminho e as manifestações naturais do Tao.
Paradoxalmente ao que se ensina no ocidente os devotos são remetidos a um elevado estado de integração do qual parecem estar conectados ao universo, passam a se sentir parte dele, portanto isso pode significar que estão associados do grande Tao pelo caminho do meio.
As escrituras sagradas
Escrituras,
sutras ou livros sagrados jamais fizeram parte do aprendizado dos monges taoístas.
Para eles,homens que através do convívio com o natural, purificaram a terra
com seus passos em prol de uma humanidade mais harmoniosa e mais sadia.
Suas mentes, seus corpos e suas energias, mostraram os ensinamentos ditados
pelos caminhos do coração e da natureza, ou seja, pelos caminhos do Xin Tao,
"o caminho do coração”.
Cada
qual teve uma vivência, e suas experiências na vida no dia a dia sobre a grande universalidade da percepção
divina, se afirma pela manifestação do movimento contínuo.
Quanto mais se reverencia a uma natureza da entidade divina por escrituras
“sagradas”, o homem se afasta daquilo que é verdadeiro.
O Xin Tao
É
a dádiva suprema do Xin Tao “O caminho do coração” que nos impulsiona por
caminhos a serem percorridos.
O verdadeiro caminho reside no coração, no emanar dos sentidos.
O perigo se mostra quando há a proximidade da “verdade”, pois pode
comprometer a liberdade.
A maioria das pessoas não está preparada para aceitar a verdade universal.
Julgam-se acima das leis naturais e escondem a verdade.
Julgam-se cotidianamente, acima das leis da natureza e camuflam a verdade por
falsas crendices
A intelectualidade humana aliada a tecnologia nos dão a falsa senssação de
que estamos nos aproximando do supremo universal, do onipotente.No cotidiano nos
esquecemos que o ser supremo é que nos faculta a energia e somente através
dela, com a permissão dessa força suprema estaremos aptos a seguir em frente.
A liberdade
É
a palavra mais usada pelo homem comum.
No entender do senso comum todos querem liberdade;
contudo a liberdade é efêmera como tudo que existe no mundo.
A liberdade é um estado divino do espírito do céu.
O homem é concebido pelo ajuste do pai celestial e da mãe natureza.
Logo nessa comunhão se torna prisioneiro de uma vida intrauterina.
Para sobreviver precisa de ajuda para alimentar corpo, mente e espírito.
Ao nascer se tem a primeira sensação de liberdade e então começa sua jornada
pela sobrevivência no mundo externo.
Tão cedo encontra um mundo pronto e assim é coagido a viver cercado de
cuidados.
Manifesta sua vontade através do choro e ao iniciar os primeiros movimentos tem
novamente a sensação de liberdade que a posteriori descobre ser uma liberdade
vigiada, conduzida.
Assim
inicia a sua jornada pela vida na luta contra os perigos, contra as intempéries,
ataques a sua segurança física.
Então o instinto sublime do Tao lhe ensina a lutar e a luta dura enquanto
houver a autorização divina para permanecer no caminho do bem ou do não bem.
Aí reside a dualidade humana: construir, destruir e restaurar para renovar a
vida.
Quando nos tornamos jovens, imaginamos que nossa liberdade chegou. Puro engano!
Deveres são impostos, leis e regras da sociedade se impõem a todo instante.
Surge a rebeldia, o inconformismo com as injustiças
Diante desses novos desafios nos tornamos vítimas de nos mesmos.
Criamos meios, subterfúgios, nos afastamos da família e colidimos com a
realidade do desamparo.
O corpo e a energia vital
O
corpo é o invólucro da energia e ela é tão somente a manifestação da existência
da própria vida.
A vida e a morte são a revelação do ciclo da existência do Tao
A construção da solidez e do compromisso com a verdade do
Tao é um caminho árduo e difícil.
Só permanecerá nele aquele cuja vontade sublimar para levar ao mais alto grau
de desprendimento.
Onde
houver a criação pela mão do homem haverá a mão da criação divina, ou
seja, o Tao.
Onde houver a destruição pelo homem haverá a autorização para que isso
aconteça.
Nada pode ocorrer sem a vontade suprema.
Haverá a energia de transformação.
Depois de Buda, o monge Bodhidharma, teria sido o tradutor dos sutras budistas
na China, mas entregou-se durante nove anos a meditação para atingir a iluminação.
O ensinamento de um lenhador
-Certa
feita um lenhador saía todas as manhãs para cortar lenha e revende-la aos
camponeses para aquecer suas casas no inverno.
Nessa jornada seu filho o acompanhava e nada comentava a não ser pelo fato de
ajudá-lo a carregar um freixo de lenha.
Quanto mais trabalhava ia mais longe para rachar lenha.
Um belo dia o filho perguntou ao pai:
-Pai por que ir tão longe para buscar lenha se logo adiante ao lado da casa há
uma árvore grande, velha e seca. -O pai respondeu: você já reparou naquela árvore?
- Sim. Respondeu o filho.
-Você não acha que ela gostaria de ser mais bonita e frondosa?
-Sim. Mas parece que ela é tão feia que até assusta quando a olhamos.
-Então o pai respondeu:
-Esse é o segredo dela!
-Ela se mostra num aspecto monstruoso por quê?
-Não sei. Disse o filho.
-Sendo do jeito que é ela não nos importuna e ninguém se dá conta de sua
existência.
-Nós também não a importunamos.
- Deixemo-la em paz e ela sobrevive na sua feiura.
-Às vezes o segredo de se manter intacto é importante para a nossa auto
preservação.
-Viva e deixe viver; esse é o lema dessa árvore.
O homem necessita de referencial?
A
condição para a referência da própria vida faz com que criemos imagens,
acontecimentos por vezes furtivos que nos levam a poder explicar a nós mesmos
um sentido para nossa vida.
No sentido de existir e realizar coisas nos faz pensar que temos compromissos
inadiáveis.
Vivemos dias conturbados e a agitação nos dá a impressão de estarmos
presentes e que somos importantes para a engrenagem do “sistema”.
Esse sistema somos nós que o criamos em torno do que achamos ser o certo e o
errado.
Haverá em nossa consciência a dualidade e a todo o momento precisamos validar
ou não o que fazemos.
Isto nos mostra a característica da individualidade, fato bem analisado pelas
ciências sociais, humanas e médicas.
No século que vivemos, em dado momento temos a nítida impressão que estamos
reiniciando uma nova trajetória para a humanidade, dotadas de conceito e valor
para novos valores materiais e espirituais.
Como
o significado de espírito é abordado em diversas culturas diferentes, o espírito
para o homem do Tao é a manifestação da revelação do que ele compreende ou
é ensinado dentro de um determinado grupo social e religioso.
De uma maneira simplista, por exemplo, para os taoístas chineses,
o “espírito” é dotado da energia Chi.
Cada coisa tem o seu C’hi em no nosso microcosmo, C’hi está contido dentro
e fora do indivíduo.
-C’hi encontra-se no macrocosmo e no microcosmo.
-Os índios americanos, por exemplo, costumam dizer que cada coisa material tem
seu espírito e que ele se manifesta através da crença do seu Deus, seja qual
for o nome que se cultua.
A religião
O
homem religioso acredita que o espírito de Deus se manifesta através da
liturgia, dos ensinamentos dos livros sagrados, da oratória de um servo de
Deus,da Bíblia, do Alcorão, do Torah que é o velho testamento dos hebreus e
posteriormente do Judaísmo.
O Bagavah Gita dos povos hindus além da comunhão com a existência de um ser
supremo, também acredita nos espíritos dos seus deuses, na relação com a
natureza divina.
Os
orientais entendem que o espírito de Buda, o caminho búdico,também chamado de
"o caminho do meio", as suas manifestações litúrgicas, os sutras, são
parte do caminho ideal para a manifestação do Divino e desse estado búdico.
Evita o pensamento abstrato que conduz ao vir a ser e ao desvanecer, a miséria
do mundo dos sentidos e as várias outras coisas que no mundo existe.
“-Já
não precisarás caminhar, pois terás de conduzir à iluminação ou de algo
semelhante”.
Por isso está escrito que o ensinamento de Buda leva a uma única meta:
transcender o espaço do pensamento.
Surge então ums reflexão!
“Se a agitação dos pensamentos se aquietarem, de que servem os ensinamentos
de Buda”?
O objetivo precípuo de aquietar a mente (Shen) nessa prática suscitada pela
meditação, desabrocha como uma flor, num sentimento de tranquilidade e
harmonia que silenciosamente e sucessivamente se torna a base de experiências
exteriores e auto expressão.
Deixar-se
absorver pela natureza.
Esse processo é uma restauração.
É como se fosse um banho, uma limpeza.
No ato de meditar pela concentração carregada de uma respiração,
lenta,gradual e suave,há uma completa parada nas ondas cerebrais.
"É como se entrasse no vazio do Tao".
A natureza da integração do seu "eu" compartilha a mesma sensação
capaz de ter um efeito calmante e terapêutico sobre os sentidos.
O taoísta Chuang Tzu em um dos seus aforismos diz
Conheça a ti mesmo começando com o que você sabe”
“A natureza de acordo com a natureza”.
“Deixe que o destino cuide do resto”.
“Procure saber o que o pinheiro e a cerejeira em flor podem ensinar”.
"O homem não é o único detentor da iluminação". ("Tao Te
Ching". Lao Tsé).
O Tao te Ching é considerado a maior expressão do pensamento chines.
Constitui uma obra que suplementa um sistema de pensamento e filosófia.
Carregado em princípio de uma visão sobrenatural e Metafísica, prevê e
descreve o Tao como uma primeira manifestação no sentido de descrever uma
pratica como o bem supremo do Universo.
Dotado de um conceito moralista inspira ao homem, alcançar através da
pratica,um caminho para chegar a alquimia do movimento em relação a natureza.
“Ao fluir nas curvas do rio há o fluxo inevitável da natureza".
O próprio Tao do qual todos estão submersos, requer nesse ato que deixemos de
lado toda a resistência inútil da mudança e faz com que a natureza siga seu
curso. (Lao Tsé).
Tentando unificar-te, não ouças com os ouvidos, mas com o coração.
Não ouças com a mente, mas com o espírito "Chi".
Deixa que a audição pare nas orelhas e que a mente não se detenha no
pensamento ou nos símbolos.
Então o espírito será um vácuo que abrange tudo.
“Apenas o Tao inclui o vácuo”.
Este é o jejum do coração.
"É do vazio que surge o germe da vida gerado pelo Tao".
O homem do Tao se une a natureza conhece a verdade e pensa:
-“Eu nada faço, pois ao ver, ouvir, tocar, cheirar, degustar, provar,
caminhar, respirar, dormir, acordar, falar, emitir sons, agarrar, abrir e fechar
os olhos; eu sustento que apenas os sentidos estão ocupados com os objetos dos
sentidos”.
O
“o Tao do wu wei”, o caminho da serenidade, do ir e vir, não representa o
simples fato de não se fazer nada, mas simplesmente deixar fluir no caminho com
os movimentos da vida, evitando esforços e desgastes desnecessários.
A história do desenvolvimento das técnicas secretas do Taoísmo é uma referência
alquímica em alto grau dos mestres taoístas.
Várias obras já foram escritas, mas ainda perdura o mistério e a enigmática
dúvida real sobre a verdade de sua existência.
Ao longo do tempo, essas obras ficaram desaparecidas restando
apenas alguns poucos fragmentos às vezes intraduzíveis por se encontrarem em
mau estado de conservação.
O povo chinês tem nos seus antepassados o reconhecimento de três tradições
fundamentais na sua trajetória histórica: o Confucionismo, o Taoísmo e o
Budismo.
Confúcio
O
mestre Confúcio ( Kun Fu Tse ), é considerado o pensador mais influente da
história chinesa.
Inspirou-se num ensinamento que se paltava por valores referentes à sociedade
de sua época, como valores tradicionais de conduta e de moderação; a cultivar
a modéstia e o profundo respeito pelos modelos de comportamento alem dos ritos
da organização social da época.
"-quando encontrar uma pessoa superior a você, deve então dirigir seus
pensamentos para se transformar em alguém semelhante".
"quando encontrar alguém inferior a você, esforce-se para que ele se
eleve até que possa caminhar pelos passos certos, na conduta certa".
O
taoísmo de Lao Tsé se configurava pelo caminho da retidão,que no princípio
inspirava a realidade mitológica daquela época.
Com o passar do tempo se desenvolveu uma trajetória que se transformou numa
religião popular e que influenciou a vida, a medicina, a arte e a alquimia, os
elixires e assim também passou a compilar escrituras e a contemplar
“deuses”.
Enquanto o Confucionismo com seus seguidores se preocupavam com a organização
social, a conduta moral e a sociedade, o Taoísmo em princípio passou a ter uma
característica mística e sobrenatural.
O Tao e suas extensões se baseiam no Tao Te Ching, uma obra de caráter rústica
e manuscrita por seu fundador, o arquivista Lao Tsé.
Essa obra foi escrita no século VI a/c, quando a vida do homem comum na China
estava sendo brutalmente escravizada e ceifada por governantes espúrios que
lutavam por conquistas contra seus oponentes.
"-
As armas são, acima de tudo, instrumentos do mal.
O homem religioso as evita.
Na vida civil, os cavalheiros favorecem a esquerda, mas nas ocasiões militares,
favorecem a direita.
As armas são instrumentos do mal, não dos cavalheiros.
Quando o esforço das armas não pode receber auxilio, a melhor polícia se mantém
na reserva.
A
vitória nem sempre se expressa pela beleza.
“Aqueles que denominam a vitória como beleza são os que se deleitam com a
carnificina".
"E quem se deleita com o extermínio da vida não será bem sucedido nas
suas ambições".
O bibliotecário taoísta fez-se responder em defesa do indivíduo que
contemplava como o “cerne da sociedade”.
Com cinco mil caracteres aproximadamente, Lao-Tsé, escreveu esse manuscrito e
retirou-se para as montanhas e a partir disso, jamais teria sido visto
novamente.
O TAO
A influência do taoismo
O
Tao fala da ação espontânea, do wu-wei, a realidade de todos os juízos de
valores inevitáveis da mudança entre os opostos e a polaridade ante os benefícios
da obscuridade, da inutilidade e especialmente do “nada fazer”.
A tradição taoísta hoje tem rituais com sacerdotes, festivais comunitários e
crenças compartilhadas por todos de que o mundo o (macrocosmo) é parceiro do
corpo, e do o (microcosmo).
Nos primordios do taoísmo, a obra de Laó-tse, o Tao Te Ching teve uma grande
influência na nomenclatura da medicina, da cultura taoísta e nas artes
marciais.
Infelizmente quase não há dados suficientes para afirmar que os personagens
como Lao-tsé,Lie tzu, Confucio e Chuang tzu sejam fidedígnas as datas citadas
nos livros dos historiadores chineses.
Um historiador chinês chamado Tsiu Ma Tsyeng publicou o que seriam as memórias
do arquivista Lao-tsé em torno do ano 90 a 99 a/C; num reino de nome Chen, que
pertencia a dinastia da família dos Lao Che.
Há alguns historiadores e filósofos chineses que constestam o aparecimento do
taoismo e do confucionismo nas datas publicadas acima.
Para alguns, essas correntes de pensamento têm uma data anterior à aquela
admitida no ocidente.
Quanto a obra de Lao-tsé, ela se encontra adicionada ao I Ching,o "livro
das Mutações" ao Nei Ching, o livro da "medicina chinesa".
Essas obras são consideradas como a essência do próprio pensamento taoista na
antiga cultura da China
Através desses registros históricos não se sabe muito sobre a personagem de
Lao-tsé.
As fontes seriam os historiados "Shih Chih, Tzé Ma Chien, o "Tao Te
Ching", recompilado por Yin Hsi, Lien Hsien Chuen, autor do livro "Kao
Hung", que datam do século IV, conhecido co o livro com o título de
"A ascensão do oeste".
Esses contos falam das lutas entre os sete estados guerreantes.
Nos livros desses historiadores, alguns narram que o nascimento de Lao-tsé é
considerado uma forma mitológica e totalmente fantástica. A forma é
irracional aos padrões da lógica no ocidente.
Arqueologistas encontraram uma antiga escritura sobre Lao-tsé que narra uma
viagem dele à Ìndia e ao Tibete. Nessa narrativa também diz que ele era um
arquivista do ano 517 a/C, no estado de Chou, sob o reinado do principe Kung
Wang.
Foi nesse período, segundo o relato, que Confúcio teve a idéia de entrevistá-lo.
-"Fui ver o velho dragão e logo após ele ascendeu aos céus".
Dentro dos contexto dos seus dizeres mais famosos, temos um que devemos prestar
bastante a atenção porque é carregado de muita sabedoria.
-"Os demais são felizes como se assistissem a um banquete ou como se
subissem a uma torre na primavera".
-"Eu só permaneço quieto".
-"Meus desejos não se expressam".
"Sou como uma criança que jamais sorriu".
-"Estou triste e abatidocomo aquele que não tem refugio nem sítio.
-"Os demais possuem mil coisas supérfluas".
-"Eu, porém, pareço haver perdido tudo".
-"Meu espírito é o de um estupido, que confusão!"
-"Os demais tem um ar de inteligentes".
-"Eu, em troca, pareço um idiota".
-"Os demais parecem discernir".
-"Eu, demonstro uma nulidade concreta".
-"Sou arrastado pelas ondas sem poder agarrar-me a parte alguma".
-"Os demais ocupam cargos e desempenham funções".
-"Eu, sou um inepto como um rústico, entretanto diferencio-me dos demais
porque reverencio o Tao".
Pode se dizer que o Tao é itangível, no entanto é comum dizer que o Tao é o
caminho.
O homem e o universo
"O
homem é filho da terra”.
O homem é filho do céu.
Todos os seres animados e inanimados também são filhos do universo.
Animais, vegetais e minerais provêm do universo.
Quando se pensa no universo pensa-se no cosmos, nas galáxias, no infinitamente
grande.
De lá viemos e para lá voltaremos como uma grande viagem.
Para o grande mistério que o homem procura desvendar, não há respostas.
"Se alcançarmos a plenitude de nossa benevolência, essa viagem terá
valido a pena".
A organização do Taoísmo como uma manifestação religiosa
O
taoísmo se organizou como religião na dinastia Chang, que teve suas origens
nos fundadores da ordem dos Senhores Celestiais Chang Taoling.
Enquanto os taoístas consideram Lao-Tsé como seu fundador,a tradição taoísta
mais recente, não procede de uma fonte uniforme e em maioria ela acontece em épocas
distintas.
Na atualidade milhares de estudiosos sobre a cultura taoísta reconhecem a
polaridade entre Yin e Yang, e conhecem também o que ela representa.
Além do “I Ching”, do Tao Te Ching e os aforismos de Chuang Tzu, outro
renomado taoísta sucessor de Lao-Tsé, Chuang Tzu contemplou-nos com a sua
obra, entre elas os aforismos dos
escritos básicos e as lendas sobre sua personagem que mostram a realidade e a
diferença nos aspectos de como encaravam a vida.
Todas as tradições chinesas se aproximam do TAO e seus ensinamentos perduram
até os dias de hoje.
O entendimento pelo princípio da alternância entre Yin e Yang é em suma a essência
do Taoísmo:
-Yin é centrípeto, atrai energia vital para o centro. O nosso centro é o
"Tan-Tien", mar da energia.
-Yang é centrífugo, dispersa e repele a energia para fora.
-Yin atrai yang, yang atrai Yin.
-Yang atrai Yin, Yang repele Yang.
Na
teoria taoísta tudo no universo são Yin ou Yang. Quando estão lado a lado
eles revelam o equilibrio.
Como já se afirma pelos estudos do pensamento, existe dentro do Yang a essência
de Yin e vice-versa; e em ultima instância, o yin pode produzir
Yang e Yang pode produzir Yin.
A parte clara representa o Yang e a escura o yin.
O Yang e o Yin reunidos simbolizam o Tao.
O símbolo do Tao representa o Tai Chi.
As circunferências menores significam que dentro de Yin, o Yang está prestes a
se desenvolver, acontecendo o mesmo para o Yang.
È vital que estes dois "estados", sejam compreendidos não somente
como estados absolutos, mas como estados relativos de constantes variações
entre os dois.
Ao observarmos as 24 horas que compõem o dia, tornaremos claro o conceito
acima.
A
expressão mais usada no taoísmo é C'hi, ou Qi que pode ser traduzida por
energia vital ou fluido vital.
As palavras ou ideogramas que representam o Tao não significam muito para os
taoístas.
O ideograma C’hi na sua forma original representa a água aquecida em uma
panela que se transforma em apor, ou ainda na união do Yin do Yang.
O Chi, a energia.
Quando
uma pessoa vai ao médico por que está doente, o médico oriental diz que o
C’hi da pessoa está em desarmonia e em mau funcionamento.
C’hi pode alternar de uma hora para outra e causar a transformação ao mesmo
tempo; o que pode algumas vezes ser visto e às vezes não pode ser
identificado.
O C’hi está presente em tudo no universo, ele faz parte do TAO.
Sua forma alternada é em suma a essência da existência e faz parte da
compreensão da evolução cósmica
Todos os que tomam conhecimento da alternância entre Yin e Yang sabem da importância
para explicar todas as mudanças, mas eles não são mais do que o princípio
Chi, denominado Yin Chi e Yang Chi.
O Chi interage com o “Jing”, a essência, e com “Shen”, a mente e o espírito,
o que é considerado a origem do corpo completo.
“Jing” é o refinamento da energia vital “Chi”.
Sem “Jing”, o corpo não existe e não pode produzir Chi.
Para resguardar e manter a saúde, é essencial manter Chi afinado com a essência
“Jing” da pessoa.
Esta energia quando concentrada plenamente pode prolongar a vida.
No caso de “Jing”, quando a essência é desperdiçada em excesso, o corpo não
consegue repor a energia rapidamente.
O corpo precisa concentrar a energia C’hi novamente para que sua
essência seja realimentada pela sua fonte de energia.
O
“Shen” que simboliza a consciência e a inconsciência mais o espírito,
representa o refinamento de C’hi e da essência “Jing”.
taoísmo tem em sua forma original, na prática da meditação em movimento, uma
amostra de como deve se viver de acordo com o Tao, a fonte inesgotável de todas
as coisas que permeiam o universo.
Na simplicidade dessa abordagem “o TAO nada faz, mas ao mesmo tempo nada deixa
de ser feito”.
As duas forças binárias opostas Yin e Yang e ao mesmo tempo amalgamadas, são
interdependentes e cada uma tem a semente da outra.
O Yin está associado à escuridão e a profundidade dos oceanos, o que pode
representar o vasto conhecimento bem como ao passivo.
O Yang está associado á luz, á atividade ao ar e ao masculino.
A pratica do taoísmo reflete numa lucidez lógica que está associado ao mundo
exterior e ao mundo interior.
O homem são frutos dessa união e funcionam de acordo com um e outro.
Movimento, saúde e longevidade
O
Tai Chi Chuan é uma manifestação do Tao. É a própria expressão do Tao, do
Taoísmo e da sua trajetória através da cultura chinesa.
È uma pratica para a saúde e longevidade e também do desabrochar o sentimento
do amor pela natureza
O Tai Chi Chuan é orindo também das práticas ascépticas dos monges do templo
de Shaolin.
Através dos tempos o Monastério de Shaolin se transformou numa escola para
pessoas que buscavem refúgio do sistema caótico em que se encontrava a China
daqueles tempos.
Sua história está cinculada a alguns camponeses que a princípio se reuniram
nas montanhas de Son Chan e a partir disso forjaram a grande escola de Shaolin.
Para lá foram crianças abandonadas, órfãos, peregrinos em busca de paz e
estudo.
Mestres de todas as artes e principalmente mestres taoístas e monges budistas.
Bodhidarma, 28° patriarca do budismo, depois de peregrinar por toda a China,
instalou-se em Shaolin e lá durante 9 anos meditou sobre sua missão búdica.
Alguns historiadores pressupõem que os movimentos do Tai Chi Chuan tenham sido
endinados aos monges de Shaolin por Bodhidarma.
Todo o ser vivo, inclusive o homem, possui nos seus centros de energia, sistemas
orgânicos, tendões e células, a energia original da vida doada pelo “pai
celestial”, representado pelo céu e pela
terra que é a “mãe natureza
Nessa afirmação Taoísta, não esta muito longe das atuais reivindicações
dos ecologistas no que tange a preservação da natureza.
Para os taoístas o Tai Chi Chuan é a força que se manifesta na suavidade.
Fazer uso da mente juntamente com a
força muscular é poder contar com quietude em movimento.
Aparentemente quando se pratica o Tai Chi Chuan com o ardor no movimento cadenciado de forma a não usar a força
muscular, com a visão externa voltada natureza mais intenção voltada para o
interior por concentração, o praticante está envolto numa realidade cósmica
que se manifesta no exterior.
Palavras de um mestre taoísta
-O
Taoísmo é a manifestação do sentimento de amor do homem em busca pela
integração com a natureza.
-Essa foi a herança ensinada pelos monges taoístas; com seu gestual simples e
singelo.
A prática do Tai Chi é uma prova disso.
-Ele é considerado um tesouro inestimável deixado pelos monges taoístas
comparado a um tesouro deixado para a humanidade.
-Ele pode ser praticado por todos os sem restrição médica desde que cada
praticante tenha reais condições de compreender seu significado real pelos
gestos lentos e harmoniosos e encadeados que representam aspectos das formas Yin
e Yang.
-A pratica do Tai Chi exige a simplicidade de ligação do homem com a natureza,
ou seja, a ligação do centro da testa onde reside a morada do espírito com um
alvo da natureza.
Esse ponto entre as sobrancelhas é denominado como “Tai Lin", ou seja, a
morada do espírito na abordagem chinesa e conhecida como a terceira visão na
transliteração de um livro intitulado Huang Nan Zhin.
Essa obra teria referendado o reconhecimento da parte espiritual, o Lin-Shu, em
conjunto com a compilação do “Nei Ching", livro da medicina chinesa
desenvolvido pelos diálogos de T’chin Tsé Houang Ti e seu ministro C’hi Pó.
A
prática do Tao voltado à prática do Tao Chi Kung, o caminho pelo trabalho da
energia, o mestre enfatiza que o ato de meditar é estar com o espírito
concentrado no horário antes de nascer dos primeiros raios de sol, entre cinco
e seis horas da manhã, quando o dia está para raiar.
Nesse horário estamos mais sensíveis, pois o corpo deve estar despertando do
sono e então:-
-O praticante deve procurar imaginar a ligação com o universo, com o céu.
-Colocar então a intenção e projetar ao centro da testa, ligando a rede
nervosa com o céu.
-Deve sentir a energia do céu e projetá-la aos pés.
- no cérebro, dez nervos estão ligados com dez elementos do céu.
-no abdômen, doze meridianos ou canais estão ligados com doze elementos da
terra.
-Isso são o treino da rede celeste e a união (céu, homem e a terra).
- Tai Chi é a pratica que envolve os tendões e os nervos.
-Esses movimentos requerem muita pratica e devem ser exercitados antes da
chegada dos primeiros raios de luz do sol.
-Esses exercícios posturais podem ser praticados também no horário entre 17 e
18 horas ao final da tarde e a chegada da noite, quando o sol se põe.
A vida moderna nos impõe um ritmo alucinante de trabalho e consequentemente ao
“stress”, palavra incorporada ao nosso vocabulário habitual que serve para
descrever o nosso estado de desequilíbrio físico e psicológico.
- a maioria dos movimentos físicos força a respiração, uma troca constante
de oxigênio e gás carbônico.
Basicamente a postura original consiste em permanecer no deslocamento das mãos
e braços para o alto, frente ao tórax e logo após procurar ter a intenção
de trazer a energia do universo, captada com as mãos, para os quadris, próximo
ao centro da energia vital, o "tan-tien”.
O abraço do Tai Chi
O
abraço do Tai Chi mantém a energia original e promove o restabelecimento do tônus
muscular.
- quando essa pratica é realizada na posição sentada ela se faz na base da
coluna, “sentar na calma”.
-A prática reforça a serenidade e promove a união do espírito com a energia
celestial acalmando o praticante que significa a base da meditação taoísta.
na pratica em pé, é o verdadeiro treinamento de energia para o movimento do
Tai Chi.
- quando essa pratica é realizada na posição sentada ela se faz na base da
coluna, ”sentar na calma”, que significa em tese a meditação taoísta.
- a pratica do abraço do Tai Chi realizada toda as manhãs e ou ao final da
tarde , pode produzir benefícios para a saúde porque envolve-se com o
fortalecimento de vibrações das energias pré-natal e pós-natal
Esses horários aos quais foram citados, antes do sol nascer e depois do sol se
por, foram praticas muito comuns entre os povos antigos, inclusive no ocidente,
porque tinham seu referencial na luz do astro rei.
A visão taoísta
Em
relação ao universo para os taoístas, como não poderia deixar de ser, toda a
interpretação era puramente empírica/simbólica, sem nenhum conteúdo científico.
Ao longo dos séculos, descobriu-se que os monges taoístas puderam influir
significativamente no pensamento e a posteriore na filosofia e na medicina
oreintal, além de propiciar a descoberta de muitas curas com a prática do Tai
Chi Chuan.
A cultura do comportamento físico dos taoístas comportava o Tao-Yin( ginástica
dos velhos), o N'gan K'iao( a massagem dos membros), o Tuiná e o Cki Kung, exercício respiratório acrescentado
do sopro (Chi), a energia vital, assim como o "Boxe das Sombras"
aliados ao banho de sol.
A cultura física apresentava dois aspectos: fundamento na imobilidade e repouso
e o outro de movimento harmonioso.
É isso que denominamos Chi-Kun, o trabalho do sopro. O outro traalho está no
movimento cadenciado no Boxe das Sombras, ou mais comumente chamado Tai Chi. Em
oposto eles se complementam um ao outro. O primeiroapresenta uma técnica
respiratória e o segundo , uma técnica de movimentos aliadao a respirtação.A
prática desse conjunto ativa a circulação e fortifica o corpo.
O jogo dos cinco animais ou jogos Zoomorfos
O
médico Houa-to inventou o "jogo dos cinco animais", jogos zoomorfos
pois asim são chamados porque as atitudes ensinadas
são comparadas aos animais.
No jogo do pássaro ele simula a atitude do Grou, facilitando a respiração,
afastando os braços como um pássaro que levanta as suas asas.
Lou t'chao Pu, ou a garça branca abre suas asas. O jogo do macaco (Tao li ho) ,
ensina a arte de escalar ou passar de um galho ao outro.
Assim a garça, o cervo, o urso, o tigre e a serpente criaram um estilo de
movimentos básicos na ginástica de Houa-to.
Wou-po, discípulo de Houa-to, dedicou-se a esses movimentos e a esse método ,
aliados a uma dieta extremamente equilibrada, o que o levou a viver além dos
cem anos.
Chang San Feng foi outro ermitão taoísta que teria observado a luta entre um
grou e uma sepente e daí criado alguns movimentos do Tai Chi Chuan.
Segundo alguns estudiosos o livro clássico que trata do interno, Nei Ching, diz
como dirigir , conduzir , apertar, levantar as pernas , esquivar o corpo como os
animais e a usar os movimentos harmoniosos, provavelmente, o "jogo dos
cinco animais".
De modo diferente, os jogos se associam ao trabalho interno, Nei Kun. O capítulo
do livro do Nei Ching, liga o trabalho do sopro vital aos movimentos.
Na medidad em que se treina o respiratório, treina-se também o psíquico.
O metodo dos cinco animais exercita a "essencia"(Jing), o sopro
vital(Chi) e o espírito (Sheng).
A importância do treinamento psíquico por concentração do
pensamento sobre o Tan-Tien, região que fica a quatro dedos do umbigo, merece
ser assinalada.
Procedento a ginástica, os exercícios de Chi kun devem durar uma semana, ´propondo
"alimentar a vida"(Yang-Sheng).
Depois da prática de técnicas de massagem , deve-se manter os pés e pernas
abertas e paralelos, a largura dos ombros,quasril relaxado, então levantando-se
os braços suavemente ao mesmo tempo inspirando lentamente, vira-se as palmas
para frente e desce suavemente até a altura da cintura.
Formas de se exercitar o Chikung
1)
Torcer o corpo em "estação" pé.
Levantar os braços até a altura dos ombros com os cotovelos dobrados e as
palmas voltadas para a frente
Os dedos estão afastados.Ao mesmo tempo em que as mãos se levantam, os pés se
afastam e os rins se retesam, os quadris se abaixam, os joelhos se dobram, a
cabeça se apruma de maneira a imitar um urso em pé.
O pensamento deve se concentrar na região hipogástrica onde o sopro vital está
condensado e prestes a se mexer.
depois girando o corpo, a bacia, parte superior para a esquerda e depois
empurrando os braços para a frente. Depois descendo os braços exalando o ar.
Essa forma deve ser repetida várias vezes.
2)Fazer
o movimento de vai e vem com as mãos
Estando comos dois pés separados, quadril relaxado, braços estendidos para a
frente, virar as palmas para dentro a altura do tórax e fazê-las ir e voltar
num movimento circular de vai e vem. Nesse momento devemos fazer o movimento
inspiratório e o movimento expiratório.Isso ajudará a fortalecer os músculos
do abdômem e trazer mais relaxamento ao
corpo e a mente.
3)Empurrar
para baixo com as mãos voltadas para o tan-tien
Depois do vai e vem com as mãos , deve-se empurrar para baixo,
vindo com as mãos do alto em frente ao tóraz até a altura da cintura,
quando o exercício deverá ser feito novamente.
A complexidade desses movimentos de exercícios respiratórios só poderá ser
entendida com a própria pratica do Tai Chi Chuan.
Os exercícios da garça e do urso são os mais simples e os mais usados na
pratica do Chi Kun.
Relaxando o abdômem e respirando
A vinculação dos movimentos respiratórios com a visão taoísta da medicina chinesa tradicional.
Após
os exercícios mencionados aqui, inicia-se uma série de movimentos que são
chsmados comumente de "disparar a energia".
1) Mantem-se as pernas abertas, pés paralelos, quadril relaxado.Inspira-se
suavemente, puxando o ar e fazendo um circulo na frente do abdômem com o braço
esquerdo. O movimento descreve um circulo de fora para dentro, demosntrando que
o ar deve acompanhar o movimento. Prende-se o ar e bate-se com a palma da mão
suavemente na altura do abdômem tres vezes procurando elevar o braço e soltar
o ar disparando-o.Deve-se fazer o exercício nove vezes.
2) No exercício seguinte, deve-se levantar o braço direito de maneira a permitir que o diafragma se expanda, então inspirando o ar e fazendo um movimento circular com o braço esquerdo de fora para dentro, bate-se suavemente tres vezes e solta-se o ar que teria ficado retido.
3) O próximo exercício é disparar a energia. Fazendo uma respiração suave , girando os dois braços no sentido de fora para dentro, como que captando o ar e dispersando-o juntamente com os dois braços, soltando o ar e disparano dos braços para frente como se fosse empurar alguém ou alguma coisa.
Nos
exercícios respiratórios, com a visão da medicina chinesa, o tan-tien ou
comumente chamado pelos chineses como "campo de cinabre" superior,
leva a classificação de (Hong) que significa mercúrio.
O "campo de cinabre" inferior se designa pelo (K'ien), que significa o
chumbo.
O primeiro dá o sopro e o sangue . O segundo (sob o umbigo) fornece a essência
ou o esperma.
Os exercícios que reproduzem a agilidade da garça aumentam a musculatura,
flexibilizando as articulações
Nesse movimento abre as "tres barreiras"( o cóccix, o meio da raque e
o o ociptal, atrás da cabeça, por onde o sopro chega ao córtex(Mar do cérebro).
Graças ao movimento da respiração , a essência, o sopro e o espírito se
fundem. Eles dão ao corpo a saúde, alegria e a longevidade.
Graças ao movimento da respiração, a essência (Jing), o sôpro ( Chi) e o
espírito (Sheng) se tornam uma
unidade. Eles ão corpo a saúde , alegria e longevidade.
O ideograma Sheng litaralmente pode significar espírito, assim tudo que compõe
a mente.Um ser espeiritual e uma energia viva que nos faz movimentar , pensar e
raciocinar.
O idoegrama chines "Jing"(a essência),associado ao ideograma
Sheng(espírito), designa "espiritos vitais" e por antecipação a
energia. Então esses dois ideogramas formariam um importante fator para o espírito/essência
na cura pela acupuntura.
O movimento da garça branca é simbolizado pela adoção de uma e mais posturas
que os antigos taoístas chineses chamam de estado de vacuidade e sopro inato.
A respiração taoísta
Para
os taoístas a própria vida, mesmo a intrauterina, começa com a energia pré-natal.
Quando nascemos a nossa primeira respiração pós-natal, é quando C’hi move
a alma, (espírito e inteligência), ou “Sheng”, que assume o corpo e que ao
inspirar se torna Yin e ao expirar se torna yang.
A absorção de novas energias e sua circulação começa em todo o corpo quando
nascemos.
Para os taoístas a respiração se renova a cada momento de vida.A vida das
plantas,animais, minerais, entre outras formas de vida, está na natureza assim
como a natureza está para a vida terrena. Essa proporção é a proposição de
todo um limite que se encerra na própria natureza.
A respiração taoísta é considerada a mais completa dentro da troca de
energias.
A energia Chi é a energia do universo transposta para cada vida que deve se
transformar o tempo todo dentro do seu ciclo.
A energia pré-natal
Observações
filosóficas atribuídas ao Taoísmo.
-Como já dissemos anteriormente, baixo ventre, exatamente a três dedos abaixo
do umbigo, está localizado o “tan-tien", onde se concentra a “essência”.
-Na mulher na frente do corpo, ou seja, na parte anterior, a energia é Yang e
atrás é Yin.
A mulher gera a semente que foi implantada pelo homem.
-No homem a frente é Yin e atrás é Yang.
-O homem e a mulher são Yin em relação ao Tao.
-No homem e na mulher, o pulso de ambos traduz o fluxo da vida.
-O pulso do lado esquerdo flui o sangue. Do lado direito flui a energia.
-A partir dos 32 anos de idade o homem e a mulher entram em declínio.
-No abraço do Tai Chi, o fogo do coração não é disperssdo por cima e a água
não é disperssada por baixo, Yin/Yang.
-O verdadeiro Tao não diferencia homem e mulher.
-O Tao está acima de tudo que vive.
A abordagem da numerologia no Taoísmo
Na
abordagem taoísta, Lao-Tsé, é considerado como o criador do pensamento e da
posterior filosofia Taoísta.
Tornou-se original e antecessor da filosofia Taoísta sendo considerado em tese
como o pai e a mãe da filosofia oriental.
Essa ótica enseja uma lógica na observação do desenvolvimento da filosofia
com a medicina e depois com a religião.
-O (2), dois que gera (3), três, seja um homem e uma mulher gera um feto; aí
está, o dois que gera três.
-O nº (5), tem um significado importante na abordagem Taoísta, pois representa
caracteristicamente os (5) órgãos e as (5) vísceras que se encontram no corpo
humano.
As práticas Taoístas
Existem
várias práticas Taoístas para a saúde e longevidade.
-A prática do Tai Chi Chuan é uma delas e envolve:
-Primeiro: a preparação e o treinamento interior para a postura de integração
com o universo.
-Segundo: o abraço da árvore simbólico exige uma dose de paciência e
concentração até que o praticante sinta o fluido da energia pelo corpo se
manifestar.
Terceiro- existe também a pratica das (8) formas que envolvem o alongamento dos
tendões e que podemos usá-los para minorar problemas de pressão alta e/ou
baixa além de melhorar a flexibilidade.
-A pratica inicia-se com movimentos lentos nas (8) formas e faz - se as (3)
praticas executadas seguidamente em (16) e (32) vezes.
-O Tai Chi Chuan é uma pratica originalmente Taoísta.
-Sua pratica para melhorar a saúde é menos marcial.
- O verdadeiro treino do Tai Chi, é o treino da serenidade.
-O Tao, o grande vazio é a unidade enquanto não se diferenciou.
-O Tai Chi é expressão da unidade.
-O Tal Chi tem o poder do centro.
-Não há separação entre Yin e Yang.
-Todo o universo se move, incluindo o sol...
-A lua está em torno da terra que gira.
O poder de circulação está no centro (na unidade).
Há
conceitos nessa afirmativa que podem parecer algum desafio ao nosso
conhecimento, porém estes conceitos foram elaborados pela observação do tangível
pelos monges Taoístas naquela época.
Na concepção Taoísta, o astro rei, considerado um estrela com magnitude de
quinta grandeza, está dentro de uma dimensão imersa em outras dimensões que
compõem o infinito, ou seja:
o grande universo.
O conceito do vazio
-Primeiro
devemos entrar no vazio.
-Em pé, buscando o eixo vertical, sem forma ou manifestação, a mente, o corpo
e o coração totalmente vazios; ( concentração do espírito ).
-O espírito deve serenar no seu centro espiritual (no centro da cabeça), o
ponto mais alto em contato com o céu.
Esvaziar a mente de qualquer pensamento aberrante, ou seja:
-Entregar-se totalmente a pratica procurando
deixar as preocupações, infortúnios e elucubrações da mente
intelectual.
-No centro do vazio surge o germe da vida que é a energia primordial geradora
de todas as coisas.
-Esse centro no homem é a sua raiz celestial, o seu “deus” interno, a
origem da vida e da morte, a nascente das energias Yin e Yang.
Os três círculos
A
preparação do Tai Chi pode ser representada por (3) círculos:
-O círculo vazio,é a primeira manifestação.
-A composição do Yin e do Yang, como sendo a segunda manifestação.
-A terceira seria a amostra de que dois círculos se manifestam um dentro do
outro.
-A teoria do Yin e Yang provém do princípio da interpretação sobre o Taoísmo
primitivo que a priori parece não aceitar toda e qualquer outra ótica sobre as
energias que comungam.
Com a teoria dos cinco elementos estamos conectados a natureza da terra, do
fogo, do metal, da madeira e da água.
Todos esses elementos estão no conceito simbólico dos monges orientais taoístas
como essência da vida em comunhão com a natureza.
-É somente a partir desse entendimento e do treinamento que o Tai Chi se torna
uma pratica de união de corpo e mente de vida e espírito, formando o terceiro
circulo.
-Sem
essa prática da forma e da manifestação do Tao, o Tai Chi não é verdadeiro.
O símbolo do Tai Chi é o conteúdo que abrange o Tao na descrição do Yin e
do Yang.
Sem o total desprendimento, sem uma atitude ou sem uma intenção dimensionada
pela concentração do espírito, serão infrutíferas as tentativas de se
beneficiar com a saúde e a eterna busca pela
pratica
do Tai Chi.
Por que o Tai Chi verdadeiro é Chan, é Zen e mais do que tudo, é a manifestação
do Tao, "o caminho", a via exotérica, a senda e a eterna procura pela
sublimação do espírito.
Chuang Tzu, outro taoísta, posterior a Lao-Tsé, na obra transcrita como
"A Via de Chuang Tzu" nos faz refletir profundamente sobre a paz de
espírito quando nos desapegamos das coisas terrenas.
-É a relação de separação sem sofrimento quando eliminamos o desejo e a
ambição.
-Chuang Tzu discípulo de Lao-Tsé foi um exemplo de desapego.
-O conhecimento da cultura taoísta baseado no Yin e Yang é a mais completa
dentro das respostas científica
Cientistas
e intelectuais do século XX, como Von Brown e Carl Gustav Jung, reconheceram
que a medicina tradicional não tem o poder da cura pela natureza.
Na verdade eles reconheceram que na medicina tradicional ocidental, os médicos
trabalham para minimizar os males, mas falham quando se contrapõem com o poder
da natureza.
O taoísmo têm essa abordagem
simplista, alegramo-nos com as
coisas simples , como as roupas que vestimos ou as vontades
que se manifestam com a pureza e originalidade.
Na originalidade de Chuang Tzu, nos seus ensinamentos, o ser humano não tem a
posição central como pregam algumas religiões.
Na perspectiva taoísta o homem reencontra o seu próprio centro, o seu próprio
eixo num estado de êxtase.
Essa saída, essa entrada, essa perda, é esse reencontro do eu com a natureza;
é essa morte e esse renascimento.
-para os taoístas a prática do Tai Chi Chuan é uma medicina naturalista.
-sua prática ao longo dos anos envolve a meditação, exercícios respiratórios
e flexibilidade.
Essa prática do Tai Chi marcial é uma vertente da escola "Lao Jia",a
escola antiga e tradicional que se tornou a raíz de inumeras escolas do Kung Fu
de estilos longos que fundamentaram o princípio do Wushu.
Outra escola tradicional é a "Nei Jia", uma escola ortodoxa e interna
que formulou a prática moderada e meditativa do Tai Chi Chuan.
"Uma forma de meditar é viajar pelo interior do nosso próprio corpo,
sentindo cada víscera e cada órgão, procurando debelar doenças provenientes
de energia muito negativas".
Oração para proteção
Chin Guam tu Tse
Luz celestial atravesse meu corpo.
Ling. Guam mu Shen
Espírito dourado alimente a morada do espírito
Shen qi guei Yuan
Espírito retorna a origem
Espírito celeste me ligue a energia pré natal
T'ien ling. Loa Jin
Espírito celeste seja representado por Lao Tsé
Shuen Ming di toe Lao Jin
Sou discípulo de Lao Tsé
Cite o seu nome complete
Pai Tzu
Fique comigo
Algumas palavras desse texto foram decodificadas e associadas aos ensinamentos do Mestre Liu Pai Lin e foram repassadas aos que partiparam durante o seminário Saúde e Longevidade na ilha de Itacurusá no Rio de Janeiro em 1996.