Breve Histórico

Tai Chi Chuan

A arte magna do Tai Chi Chuan tem por objetivo principal a harmonia do homem com a natureza. É uma arte de meditação para a saúde e longevidade do corpo, da mente e clareza do espírito. Originário da China Antiga, o Tai Chi foi derivado da busca do homem de se conhecer melhor e compreender os princípios que regem a natureza. É um sistema de filosofia e meditação que engloba os aspectos físicos e mentais do homem.

O Tai Chi Chuan tem diversos estilos e é uma ramificação do Yoga sendo também um estilo interno do Kung Fu.

Na China, o Tai Chi Chuan é comumente praticado nas praças e jardins pela manhã.

O Tai Chi é constituído de seqüências de movimentos lentos, contínuos e suaves, que propiciam ao praticante um estado de relaxamento e serenidade interior, equilibrando e harmonizando as vibrações do corpo com as da mente, prevenindo e também curando patologias provenientes ou não do stress físico e mental, principal causa de cerca de 80% das doenças do homem moderno.

A prática do Tai Chi Chuan desenvolve a capacidade física e mental do indivíduo para que tenha uma vida longa e com saúde. Quem pratica Tai Chi corrige naturalmente a postura; ativa e fortalece todos os músculos do corpo; gerando saúde ao coração, nossa bomba propulsora de vida. Trata o sistema circulatório que passa a irrigar melhor os tecidos e as articulações. Segundo os princípios da medicina chinesa, que da qual o Tai Chi é parte, a prática desses movimentos podem prevenir e até ajudar na cura de patologias como reumatismos, artrites, artroses, burcites e outras doenças provenientes da má circulação; equilibra a pressão arterial. Esses movimentos são indicados para pessoas de todas as idades como fonte de preservação e regeneração da saúde, podendo ser interrompidos a qualquer momento sem nenhum prejuízo ao indivíduo, ele apenas pára de receber seus benefícios.

Por estas e outras constatações ao longo de sua história e evolução milenares, podemos afirmar ser o Tai Chi Chuan uma prática útil e apropriada ao homem de hoje. É uma antiga e atualizada forma de viver bem e por longos anos.

A verdadeira prática do Tai Chi Chuan é a forma terapêutica que visa restabelecer a integração e o equilíbrio físico e mental do homem.