As Origens do Tai Chi Chuan

 


Há muitas versões , mas a mais divulgada se dá através de Zhan Chang Feng conhecido como o imortal, que observava de sua janela por vários dias e em momentos diferentes, a luta entre uma garça e uma serpente.

Durante horas observou que o pássaro atacava a serpente com ferocidade, ao mesmo tempo que a serpente com flexibilidade escapava e punha-se na defensiva tentando atingir a garça.

Esta, por sua vez, colocava-se com as asas sobre as pernas evitando o ataque.
Quando muito o pássaro voltava ao galho da árvore.

Ao reparar o combate, o monge Zhan Chang Feng, viu implícita a força e a suavidade da natureza: o YIN e o YANG.

Observou o vento, os rios, as nuvens, os animais e percebeu que todos estavam em comunhão com a natureza. percebeu a grande eficácia e poder dos movimentos ágeis e suaves da serpente, em face à força e violência dos ataques da garça . Da observação deste combate, compreendeu a forma viva do princípio citado no I-Ching, que diz: "O forte transforma-se em suave e o suave transforma-se em forte. O que é mais suave que a água, que consegue desgastar a pedra pela persistência?".

O mestre estudou o garça, a serpente e outros animeis selvagens, as nuvens, a água, o movimento das árvores provocados pelo vento e a partir daí desenvolveu uma seqüências de movimentos, em forma de exercícios, que expressam estas manifestações da natureza.

A partir daí o Tai Chi foi inserido nos templos, e dos templos transmitido ao povo chinês. Por isto foi inevitável diversas ramificações desta ciência arte ao longo dos séculos.

Nós praticamos o Tao Kung Chuan (Arte Taoísta de equilíbrio) que foi ensinado pelo Taoísta, mestre Liu Pai Lin, que seguia os ensinamentos originais dos mestres iluminados Taoístas, divulgando e ensinando esta ciência no Brasil e em outras partes do mundo.