Akhenaton e Nefertiti
O casal solar

" Akhenaton, inicialmente denominado Amenófis IV, nasceu em Tebas no dia 24 de novembro de 1378 a.c., e foi o último faraó da décima oitava dinastia, período marcante na história egípcia. Cedo foi convidado a reinar, e de tal forma imprimiu a sua personalidade no governo, que nisto não foi superado por qualquer outro faraó..."

(Amorc)

Na foto: busto de Akhenaton.

Akhenaton foi um sublime homen que um dia entrou para o governo do Egito. Um homem elevado, com idéias ainda hoje avançadas. Além da concepção monoteísta, já naquela época era contra a escravidão e o abate aos animais, contra os altos impostos e contra as guerras. Foi o construtor de Amarna, a cidade solar e o provocador da enorme revolução na arte egípcia, que em seu reinado ganhou mais realismo. Sua mãe era a rainha Tiy, e seu pai o faraó Amenófis III.
Akhenaton morava na cidade de Amarna junto da esposa Nefertiti e os filhos do casal, em um belo palácio, como atestam as escavações. Não se sabe ao certo como ou onde Akhenaton tenha morrido, mas sua tumba jamais foi encontrada. Akhenaton escreveu muitos hinos e poemas, que foram escritos nos túmulos amarnianos. São belos tributos que eram recitados nos cultos de Aton na cidade solar. Clique aqui para conhecer estes belos hinos.

Nefertiti foi a primeira esposa de Akhenaton, por isso, era a única que tinha o título de rainha do Egito. Era considerada uma das mais belas mulheres da corte de Amarna. Ficou célebre seu busto (foto), que por motivos desconhecidos tem um olho incompleto. Ela teve papel fundamental na revolução feita por Akhenaton, uma vez que tornou-se a suma sacerdotisa de Aton.

Akhenaton e Nefertiti tiveram seis filhas. Em ordem cronológica de nascimento: Meritaton, Maketaton, Ankhsepaton, Neferneferuaton, Neferneferuré e Sepetenré. Além delas, provavelmente, Tutankhamon, o único menino, que mais tarde se casaria com a irmã Ankhsepaton. Na foto: da esquerda para a direita, Maketaton, Neferneferuaton , Neferneferuré e Ankhsepaton.

Akhenaton era filho da rainha Tyi e do faraó Amenófis III. Tyi e Amenófis tiveram mais de um filho, Akhenaton era o mais novo. Mas todos os anteriores morreram e Akhenaton teve que reinar. Tyi viveu até o ano 16 do reinado de seu filho, e sem dúvida ajudou na grande reforma. Contudo, ela morreu em Tebas, não em Amarna. Sua tumba se encontra no Vale dos Reis. Na foto: cabeça da rainha Tyi.

Livros sobre o assunto:

Nefertiti e Akhenaton-O casal solar
Akhenaton, a revolução espiritual no antigo Egito